quarta-feira, 30 de outubro de 2013

AFINAL...

SOMOS SERES DOTADOS DE LIVRE-ARBÍTRIO OU AGIMOS POR AUTOMATISMOS PRÉ-DETERMINADOS?



E tudo depende. Somos dependentes do que pensamos e por pensarmos assim ou assado, de como agimos. Somos totalmente dependentes de pensar o tempo todo e isso não quer dizer que chegaremos a algum lugar. (Ou sempre chegaremos?) 

Quando acordamos de manhã e não de tarde. 
Quando usamos calça ou nada.
Quando comemos almoço ao meio dia.
Quando fazemos o que temos que fazer.

O que temos que fazer mesmo?


Temos que nos colocar a pensar. Temos que refletir, sem que refletir se torne o "modos operandi" geral. Temos que pensar sós. Temos que elevar nossos conceitos, e não no sentido de termos pensamentos mais elevados e sim de coloca-los acima do pensamento geral.
É claro que há de haver uma ordem. Mas até onde essa ordem deve ir? Até onde ela deve ditar o que fazemos?
Temos o direito de pensar direito. De sermos exatamente como acreditamos que deveremos ser. Mas não podemos nos deixar levar pela massa em "cloud" que nos faz pensar que estamos pensando enquanto estamos apenas reproduzindo ou seguindo.


Quando dizemos que sim.
Quando dizemos que não.
Quando dizemos sem saber o que dizemos.

Temos que desligar o pensamento automato. Aquele que nos leva a criar julgamentos falsos, falsas verdades (verdades existem mesmo?), e tomar atitudes baseadas num senso comum. Não há problema nenhum em ser comum. Só não dá pra ser o que a gente não quer ser só pra ser a gente que todo mundo quer. 
Já que desde que o mundo é mundo estamos pensando e seguindo e fazendo e sendo. É necessário pensar. E pensar por si só não adianta. Temos que pensar como se não houvesse mais nada que pudéssemos fazer naquele momento. Temos que pensar como se estivéssemos sozinhos no mundo. Temos que pensar só.

Você já pensou de quantas maneiras podemos ser. (sem ter que ver)
Você já pensou que dá pra subverter a ordem. (sem ter que ver)
Você já pensou que dá pra fazer a ordem. (sem ter que primeiro ver para crer)


Temos que crer por crer. Crer e somente crer e então poderemos fazer o que quisermos fazer. Então exerceremos nosso livre-arbítrio, realmente livre!


E então estamos todos ai. Sendo manipulados por nós mesmos, já que temos opção e nos deixamos sem ela. E estamos aqui a tanto tempo, mas parece que foi ontem. Parece que foi ontem que começamos a pensar e já estamos estabelecendo padrões a serem seguidos. E tudo que estiver fora do padrão... E não se pode mais ser autentico. Ser autentico, nos últimos tempos ( ou em todos os tempos, quem sabe...) tem significado ser igual. Seja na sanidade, seja na loucura. 

Por mais loucos diferentes uns dos outros.
Por mais cabelos com a cara de quem usa e não com a cara de uma capa de revista.
Por mais eu.
Por mais você.
Por mais espelhos para se olhar. 
Por menos espelhos para copiar. 

Nenhum comentário: