segunda-feira, 10 de março de 2014

Não é tudo?

Você já se vingou hoje?


Todos os dias as pessoas se vingam. 
De uma pedra que estava no caminho. 
De uma pessoa que estava no lugar errado, na hora errada, fazendo a coisa errada.
Mas e você?
Já se vingou hoje? 
Ontem? 
Num dia há muito tempo atrás?

Hoje me deparei com uma situação que me fez pensar sobre o SER HUMANO  e a sua necessidade quase nata de se vingar. Não daquela vingança "prato que se come frio", elaborada a muitos e muitos pensamentos, que leva meses e até anos para acontecer. Não! Falo daquelas vingancinhas diárias, aquelas que fazemos sem nem mesmo planejar.
Estava eu entrando na piscina, primeira aula de hidroginástica. Desci a escadazinha que levava até a água. As pessoas queriam cumprimentar, alguma delas. Outras olhavam só por curiosidade. Curiosidade a minha em perceber, depois de ter dado dois passos para fora da escada, que havia um degrau, não imenso, não um abismo, mas um degrau considerável que fez com que eu tropeçasse e quase caísse. Não cai pois estava na água!
Pensam que alguém, dos que queriam cumprimentar, conhecer, fazer amizade ou só olhar disse: Ei mocinha, cuidado, tem um degrau ai...
Não. Ninguém disse...
Eles esperaram eu descobrir aquela pedra no caminho sozinha. E depois uma meia duzia de velinhas e velinhos, (sim!) daquelas bonitinhas que ajudamos a atravessar a rua, riu pra dentro com ar de "olha lá... quase caiu, como aconteceu comigo no primeiro dia de aula!".
E então olhei para elas. Olhei bem séria para elas e ri! Ri de não ter caído, de saber que elas poderiam ter me avisado, mas preferirem deixar que eu descobrisse sozinha. Ri delas terem se vingado de alguém que eu nem sei quem é, e que lá em mil novecentos e bolinha não as avisou sobre o degrau.
As nossas pequenas vinganças diárias... Aquelas que não escolhem vítima, hora ou local... Aquelas que simplesmente acontecem no afã de dar aos outros uma pequena lição de como a vida é e de como pode ser.

P.S. Se amanhã eu estiver na aula e perceber alguém que nunca vi, acredito que vá mencionar o degrau... Não sei... Mas me parece mais coerente com a maneira que acho que a vida deve ser. Já daquela "inimiga-invejosa" que falou mal de mim... Bem... Ai já não posso garantir que não haja nenhum chiclete no cabelo.

Nenhum comentário: