quarta-feira, 11 de junho de 2014

Quando eu era criança...




Desde pequena minha família sempre gostou muito de televisão. E por gostar de televisão, gostávamos muito de tudo que nos motivasse a assisti-la. Sendo assim, campeonatos, programas de auditório e novelas eram os preferidos. E acredito que minha família seguia o padrão nacional das família de classe media (bem média!).
E então me lembro que desde sempre torci para todas as copas do mundo e para os campeonatos de fórmula 1. 


Hoje em dia não torço mais...


Era muito legal sentar com meu pai na sala e ver o Airton Senna do Brasiiiiiil ganhar uma corrida. Ficar ali parada, umas boas horas torcendo para que ele subisse ao pódio e erguesse a taça com aquele orgulho nos olhos que só ele ( e nós que o assistíamos religiosamente...) tinha. E depois quase sentir as gotas de champagne em nossa cara. Uma alegria e uma felicidade imensas. Mas então ele morreu. Morreu na nossa frente, num dia que deveria ser de exaltação e que se transformou, por fim, num dia muito-muito triste. Me lembro até hoje de ter um momento de esperança, enquanto o carro ainda estava lá, todo estatelado. Me lembro de ter juntado as mãos e rezado um pouco para que nada tivesse acontecido. E me lembro de ficar grudada na televisão, esperando por alguma noticia, que por fim veio e não agradou. Fiquei com vergonha de chorar por um cara que eu nem conhecia pessoalmente, mas fui encorajada por meu pai, que já chorava quando me olhou... Ele havia morrido. Morrido na nossa frente. E nunca mais consegui torcer na Fórmula 1. E nem sequer assistir... Como muitos outros brasileiros.

E então só restou ver novela e futebol. Quando falo futebol quero dizer especificamente Copa do Mundo de Futebol... Assisti todas elas. Desde que pude começar a torcer, sempre torci. Sempre vesti uma roupa com as cores da nossa bandeira e fiquei na frente da televisão, com  mão no peito, cantando o hino nacional. Sempre fiquei muito feliz de não ter aula, de ser férias quando tinha copa. Feliz por estarmos todos em casa... Assistíamos na minha própria casa, na casa de parentes ou amigos ou, bem depois, no trabalho. Sempre esperei a copa como se fosse uma viagem que programava a cada quatro anos... Sempre me preparei para a copa! E me lembro muito bem que quando era criança imaginava quando a copa fosse no Brasil. A última copa "brasileira" que havia existido era muito anterior a minha existência... E eu imaginava quando é que seria uma nova copa aqui, comigo no mundo... Eu imaginava o Brasil inteiro contando os minutos e segundos... Imaginava um pais inteiro em verde e amarelo. Aquelas multidões de gente feliz e animada marchando rumo aos estádios em dias de jogos. Fossem jogos do Brasil ou não... Um clima de festa em casa! Uma preparação... Uma adesão!



E agora estamos aqui... Sem Airton, sem novela que preste e sem ânimo para a Copa... Estamos aqui com o eco do "Imagina na Copa" nos intimidando... É claro que sendo criança eu nunca imaginei as implicações e trabalhos de fazer uma Copa em casa... De ter que reformar tudo e todos, de ter que investir um dinheiro que não temos e talvez nunca tenhamos... Quando criança só imaginei a festa, a alegria e felicidade. Só... E agora fico sem saber se é a Copa ou se sou eu... Fico imaginando se quando tudo começar vou sentir aquela alegria de sempre... Vamos ver... Hoje só sei que ter uma Copa no Brasil não tem sido como eu imaginava e fico imaginando se eu é que pensei errado essa tal de copa brasileira ou se a copa está toda errada mesmo...

E você? 

Como imaginou?

Como está se sentindo?


#vaitercopa
#nãovaitercopa

Nenhum comentário: