sexta-feira, 27 de junho de 2014

Ser ou não ser?

Qual a diferença entre ser bom e ser bobo?

Quantas vezes é possível perdoar a mesma pessoa?

Eis a questão...



Sempre me pergunto se estou sendo boa ou se estou sendo boba. Você já teve essa sensação? De estar sendo tão boa que pode ser que esteja sendo feita de boba. E muitas vezes, sendo feita de boba por você mesma...

Perdoar é uma das coisas mais difíceis de se fazer. Porque só perdoar é fácil... Quero ver perdoar, esquecer e continuar como se nada tivesse acontecido. E está ai a chave do meu problema. O tal do "como se nada tivesse acontecido". Uma vez ouvi um senhor falar que os relacionamentos, qualquer um deles, são como cristais, uma vez que você derruba, não são mais os mesmos, criam marcas que não poderão ser apagadas. E sempre penso nisso quando preciso praticar o perdão. Perdoar... Mas e as marcas?

Sempre que alguém me faz alguma coisa ruim, cria em mim uma arranhadura. Meu desejo é o de perdoar, mas e o que fazer com aquela marca? Sempre que olhar para ela, saberei porque ela está ali. Como esquecer?

E então fico pensando...Quantas vezes é possível perdoar uma mesma pessoa? Pelo mesmo erro? Por erros diferentes?  

A pessoa comete um erro. Ok.

Eu erro.
Tu erras. 
Todos nós erramos.

Digamos que na primeira você perdoa e volta a conviver como se nada tivesse acontecido. Mas você e a pessoa sabem que aquilo que a pessoa fez te magoou. Tudo bem... Assim como ela te magoou por algum erro, você também deve tê-la magoado em algum momento. Vocês decidem ir em frente. Mas então a pessoa te magoa novamente. E novamente.  E again. E você continua perdoando e ela continua fazendo, já que você acredita que você também está caminhando e errando e seguindo a canção.

Mas e se a pessoa faz a mesma coisa sempre. Sempre te magoa, sempre vê que você fica magoado com tal atitude e continua fazendo. Qual é o limite entre ser boa e ser boba?

Pois não basta dizer um basta. Não basta dizer que não quer mais ser ferido. Se você continuar tendo esta relação, tenho a impressão que isso se repetirá, a pessoa te magoando e você se sentindo magoado. E se você resolver dar um basta e cortar a pessoa da sua vida, não terá mais a convivência com essa pessoa, o que pode causar grandes feridas...

Difícil né?

Deve ser assim mesmo, caso à caso. Decidindo a cada mágoa o que fazer... Colocando cada coisa em seu devido lugar. 
Acho que cada relação é reflexo de uma construção, sua e do outro. Acredito que existem aquelas pelas quais vale a pena lutar e outras que devemos abandonar para poder voltar a andar.
E cada mágoa terá seu peso, seu risco e seu rabisco em nossa vida.

Vida é assim mesmo.
Cada dia de uma vez... 
E nada mais.


Nenhum comentário: