sexta-feira, 25 de abril de 2014

FELIZ POR NADA...




Volta e meia você já deve ter sentido uma felicidade que não sabe explicar de onde vem. Assim como você, muitas outras pessoas também sentem uma felicidade assim do nada...
Mas reparando bem, confirmo aquela máxima de que "FELICIDADE ALHEIA INCOMODA".

Esses dias estava na aula de hidro, e o professor, que não é nem fechado, nem aberto, começou a cantar alguns sambas com muita alegria. Sacudia os braços e dizia "...hoje eu vou tomar um porre, não me socorre, que eu tô feliz...". Num primeiro momento ele só parecia gostar da música. Num segundo momento que acompanhou outra música, ele parecia gostar muito de samba. E por fim, quando passou a aula toda rindo e cantando, deu pra ver que estava realmente feliz. 

E quando ele cantava, sorria e olhava para mim, e eu parecia me envergonhar ou ficar constrangida com aquela felicidade explicita. E então comecei a me questionar, se a felicidade dele estava realmente me incomodando ou o que é que (raios!) eu estava sentindo. Eu me incomodei com o fato de a felicidade e alegria dele me incomodar.
Mas em seguida, assim que ele sorriu para mim e fez um gesto de "sai do chão" para a menina ao lado, eu automaticamente olhei pro lado... E percebi, pelo olhar que ela me lançou, que ela também estava estranhando aquela felicidade toda. 
Foi um misto de "ufa, não sou só eu!", com um pensamento de : Porque pessoas felizes nos causam estranheza e constrangimento? Principalmente aquelas que resolvem demonstrar publicamente que estão felizes. Passei o dia inteiro com a pergunta na cabeça...

E depois de dias pensando chego a conclusão de que não estamos acostumados a ser felizes por nada. Me parece que para sermos felizes é necessário um motivo, que tem se tornado cada vez mais refinado e requintado. Para ser feliz nos dias de hoje, me parece, não basta só estar vivo e saudável, não basta ter comida e bebida, ter bons amigos, família. Não! Parece que pra ser feliz nos dias de hoje deve haver um hecatombe de alegria, proporcionado por uma viagem internacional, por um aumento substancial no salário acoplado a uma promoção para um cargo bem invejável, um carro ou apartamento caro e novo e assim por diante. 

ESTAMOS CONSUMINDO NOSSA FELICIDADE!

Estamos trocando felicidade por nada, por felicidade só se for por tudo. Estamos deixando de ser felizes, acordar felizes ou dormir felizes sem nenhum motivo. Estamos burocratizando a felicidade.


E então cada vez que alguém está feliz, estranhamos. Sentimos um certo desconforto em ver alguém sorrir sinceramente por mais de dois segundos. Alguém feliz, que canta alto por isso, acaba nos deixando sem graça, já que parece que de graça não vem nada... Nem felicidade!

Nenhum comentário: