terça-feira, 22 de abril de 2014

pelo direito de poder cair em paz!

Cair todo mundo cai. É quase um direito adquirido do ser humano, este de cair. Assim como o direito de poder se levantar depois. Metáforas a parte, pode acontecer com qualquer um. 



Ou não?

Essa semana tive a forte sensação de que o direito de cair nos é tirado gradativamente. Explico...
Quando você é criança tem todo o direito de cair. De cair de sono, cair de maduro, cair do alto ou do baixo. Está aprendendo, não é? 
Então você vai crescendo e começam a admitir que você caia cada vez menos. Talvez um tombo lá de vez em quando, mas que seja muito esporádico. Caso contrário você sera taxado de azarado, desastrado, desequilibrado ou bêbado. 
E anos mais tarde, quando você já dominou muitas lições em sua vida, na velhice, ai sim! Ai você é proibido de cair. Está vetado o direito de todo e qualquer idoso de cair!

Mas como assim?
É isso mesmo?
Fica decretado então, a partir de hoje, que idoso não pode cair?

Semana passada um conhecido meu caiu. Assim, de maduro mesmo. Foi pisar ali, escorregou lá e caiu! Nada muito grave. Só ralou um pouco o braço, ficou com umas dores típicas de quem cai e nada mais. Um tombinho qualquer.

Não fosse o fato dele ter 75 anos.

Eu caio.
Tu cais.
Todos nós caímos.

Mas se alguém que tem mais de 60 anos cai, está feito o drama. Está pronto o preconceito! Poderia ter morrido, diziam. Isso não é coisa que se faça, subir em escada nesta idade. Não tem juízo mesmo! Diziam todos. E eu comecei a me perguntar: Qual o problema de cair depois dos 60?

Claro que sei dos problemas de osteoporose que podem acarretar fraturas que podem nunca mais se curar. Sei que existe um diminuição em muitas pessoas da firmeza dos ossos e músculos. Sei que talvez a visão já não seja mais a mesma. Que o equilíbrio talvez se abale com mais facilidade. Claro que eu sei de tudo isso! Mas isso não acontece com todo mundo. Existem idosos, muitos deles, melhores do que muito jovem por ai. E isso é cada vez mais comum.  E digo mais... Cair faz parte. Seja com 1 ano ou com 100. Cair acontece, seja com quem quer que seja. Cair é uma das poucas certezas que temos na vida... (rs!)

O que mais me deixou sem graça, foi o fato de parecer que a pessoa caiu porque é considerada velha. De que caiu por não ter mais capacidade de fazer as coisas que sempre fez. De que caiu por não aceitar a suposta diminuição do seu tempo de vida. 

NÃO!!!



Caiu porque o chão estava liso. Caiu porque o sapato não era bom. Caiu para poder rir depois. Caiu porque tinha que cair e ponto final. 

SIM!!



A vida é feita de quedas. A vida é feita de tudo que podemos imaginar e das coisas que não podemos imaginar também. A vida é feita de começo, meio e até o fim. (fim que ninguém sabe quando é...) E não temos o direito de proibir ninguém de nada. Se caiu, pois bem, que levante e ria. Que levante e chore (de rir!). Se caiu, que levante e saiba que se pode cair a qualquer momento, em qualquer lugar e não há nada de errado nisso.

P.S. Eu também já cai, muito e em várias fases da minha vida. Espero continuar caindo sempre. E levantando cada vez, seja sozinha, seja com a ajuda de alguém. Espero poder envelhecer e fazer tudo o que eu quiser fazer. Sem que ninguém me olhe e me julgue somente pela minha idade.

MUITO MENOS PRECONCEITO.

MUITO MAIS AMOR!

Nenhum comentário: