quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

tem noite que é dia, tem dia que é noite, ontem nem uma nem outra...

ontem não foi nem uma nem outra, ontem não foi...zezé era apenas um menino franzino que viveu na mente e nos escritos de josé mauro de vasconcelos, muito pobre dizia que tinha no peito ao invés de coração um diabo, e na noite de natal o que lhe nascia era o menino diabo e não o tal menino jesus dos outros, ele sabia disso desde sempre, não que isso lhe fosse confortável, mas ele sabia melhor do que ninguém o que significa ter no peito um diabinho...e desde sempre o que arde por aqui é um exú, um daqueles pimenta, dentro do peito o que bate vez por outra no lugar de um coração é o meu pequeno exúzinho, já estou acostumada com ele, não que vez por outra não me incomode, não que eu não sonhe em ter por aqui um belo e delicado coração, não que eu aceite isso todo dia, não que não me incomode, mas ele está lá, e tem dias que fala pelas tripas do judas, tem dia que só eu sei o que significa ter um exúzinho dentro do peito...ontem por exemplo era um arrepio oco, típico de desgosto seco e só eu sei o que me deixa desgostosa assim, mas foi, ele veio vindo e soprando de dentro pra fora como sempre as suas coisinhas, tem vezes que o que ele acha é bem o que eu acho e tem outras que não...sabe que eu tinha um sonho muito grande , assim como o zezé tinha de ganhar presente na noite de natal, o meu sonho era o de conhecer Salvador, na Bahía (de todos os santos), e um dia eu fui e quando cheguei naquele lugar, nossa senhora desapercebida...era não exatamente como eu imaginei, mas muito melhor, era como se eu estivesse dentro de um sonho, acordada, ciente, respirar aquele ar, pisar naquele chão me fez me sentir viva como a muito tempo eu não sentia...e é tão bom sonhar com uma coisa e quando ela se realiza perceber que ela é ainda melhor do que seu sonho pode sonhar...aquele é sim o meu lugar...meu pequeno "paraíso perdido"...mas ontem eu senti que tem sonho que não é bem assim, não tem nada com o que sonhado foi, é outra coisa que não tem nada haver...e dai arde o meu exú no peito e arrepio de desgosto seco...e minha imaginação mais uma vez me dá umas voltas, e quando eu volto quase não me lembro onde estou e isso é quase tão bom...sou mesmo meio bicho, sigo meus instintos e os do meu exúzinho...só Deus sabe onde é que isso vai parar...só Deus sabe...

Nenhum comentário: