sexta-feira, 23 de outubro de 2009

ligação completada...

fui até o orelhão... generosa porção de fichas nos bolsos do casaco... puxei o fone até o ouvido, ouvi sinal de "podefazeraligação", coloquei as fichas e disquei os números que estavam anotados em minha mão esquerda... esperei alguns segundos, mais do que alguns, mais do que segundos, esperei por muito tempo, parada no tal orelhão... um dia, que eu já não sabia que dia era, nem onde estava e sequer lembrava da tal ligação... a chamada enfim se completou, as fichas caíram e eu ouvi o som de "chamadasendoatendida"... estava completa a ligação, estava feita a chamada e agora era só colocar em dia os assuntos, mesmo que eu não tivesse mais o que falar... muito tempo em espera gera não-falação... mas fiquei ali, com orelha no orelhão, ouvindo palavras sem sentido, com sentido, sem sentimento, com sensação... fiquei ali ouvindo e olhando para os lados, olhando para ver onde estava e se era realmente pra mim aquela ligação... meio do deserto, só eu e o orelhão, achei difícil que fosse para outra pessoa, mesmo que não conhecesse o interlocutor, achei difícil que não fosse pra mim... e fiquei ali ouvindo, ouvendo, fiquei ali e fui me abismando... a conversa foi ficando cada vez mais pertinente, fui reconhecendo aquele tom, aquela voz... e o abismo foi se criando, foi se delineando e por fim tornou-se a nova visão que eu tinha dali do orelhão... um abismo imenso e do outro lado um telefone e uma pessoa, noutro canto mais outra, noutro outra e assim fui colocando mais ficha e escutando as indicações e as fichas foram caindo uma a uma... a cada interlocução uma ficha... e por fim o abismo virou infinito, virou divisória da cabine telefônica... toda as fichas que eu tinha se foram, caíram dentro do orelhão... e no final só um tututututuuuuuuuu... era tu, não era mais pra mim. coloquei o fone novamente no orelhão, desliguei a ligação e sai caminhando por aquela imensidão de abismos, ainda ecoava em meus ouvidos o barulho de "fimdeligação", aquelas palavras mal ditas que vieram em bendito tempo... caminhando e pensando numa metáfora pra fichas caídas, nenhuma delas figurou minha mente, nenhuma... por fim, enfim pensei que tem ligações que terminam por motivos nobres, tem ligações que terminam e fica no ouvido um gosto de discar de novo ... mas tem essas ligações que fazemos e ouvimos até caírem todas as fichas e que depois disso, são só ligações que terminam, nada mais...
tem conversas que devem ser ouvidas, tem outras que devem ser desligadas... você fez uma boa ligação???
caminho mais um pouco, escuto um barulho no meu bolso, talvez nos dois... coloco as mãos pra dentro, e de lá tiro uma porção de mini-mascaras... não eram fichas as do orelhão...

Nenhum comentário: